Ligue: (41) 99122-3071

Encerramento da Instrução da Força Nacional no Paraná

Encerrou-se ,no dia 7 de novembro, a primeira Instrução de Nivelamento de Conhecimento para Grandes Eventos (INC-GE) realizado pela Força Nacional,

e ocorrido na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais-PR. O Paraná foi o primeiro estado a receber esta instrução, que tem por objetivo treinar e formar policiais civis, policiais militares e bombeiros militares para atuarem durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. A Instrução formou 160 agentes (110 policiais militares, 25 policiais civis e 25 bombeiros militares), divididos em duas turmas. A Polícia Civil do Paraná participou da primeira turma, entre os dias 25 e 31 de outubro.

Os 25 policiais civis foram selecionados após terem passado por um Teste de Aptidão Física realizado no dia 08 de outubro nas dependências da Escola Superior de Polícia Civil, o qual envolvia teste de corrida de 12 minutos, flexão, abdominal e barra fixa. Participaram policiais civis de várias unidades (ESPC, COPE, TIGRE, DENARC, etc.).

Durante o curso, que teve carga horária expressiva, foram repassados aos alunos instruções de armamento e tiro, tiro policial (inclusive o manuseio do Fuzil Imbel IA2, no calibre 5,56, que ainda é novidade no Paraná), técnicas de menor potencial ofensivo, policiamento de eventos, terrorismo e contraterrorismo, técnicas de aquaticidade, entre outras. O treinamento foi “puxado”, exigindo conhecimentos técnicos e preparo físico dos alunos, pois simulou o período em que os policiais possam estar convocados para atuarem pela Força Nacional durante as Olimpíadas e outros eventos de importância.

Ao final, o coordenador da INC GE, Capitão PM Assis Martins dos Santos, ressaltou a qualidade dos 25 policiais civis que participaram do evento: “nossa satisfação, e foi unanimidade na equipe de instrução, no sentido da humildade e qualificação técnica apresentada pela Polícia Civil. Se tivermos que observar a Polícia Civil do Paraná pelos senhores, é de se destacar o padrão de excelência apresentado pelos senhores. Parabéns pela equipe, composta por profissionais de elevado gabarito”.

Com a conclusão da Instrução, os policiais civis estão habilitados a serem convocados a participar como integrantes da Força Nacional nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, sendo que o Estado do Paraná estará ali bem representado.

Fonte: Escola Superior da Polícia Civil