Ligue: (41) 99122-3071

Representantes da Secretaria da Segurança Pública do Paraná participam do Cosud

O Paraná participou na última semana do 4º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que neste ano teve o tema “Gás e Infraestrutura”.

O evento ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória, no Espírito Santo, e contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e representantes dos sete estados das duas regiões. Dentre os temas abordados estava segurança e administração penitenciária, e quem representou o Paraná neste grupo de trabalho foram o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, e o vice-diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Thorstein Ferraz.

Durante os dois dias foram discutidos temas como desenvolvimento econômico, saúde pública, logística e transporte, educação, meio ambiente e infraestrutura, turismo, agricultura, fazenda e planejamento, e inovação, ciência e tecnologia.

A recepção ocorreu na tarde de sexta-feira (23/08) e, logo após, foram formados os grupos de trabalho para cada área. Na segurança pública, cada estado ficou responsável por colocar em prática três eixos temáticos discutidos no encontro, em parceria com o Consórcio de Integração Sul e Sudeste: programas de parcerias municipais, formalização de flagrante por meio de videoconferência, e medidas de prevenção de seguranças nas escolas.

Segundo o secretário da segurança pública, a integração entre os estados do Sul e Sudeste é essencial para o desenvolvimento de boas práticas e parcerias. “Por se tratar de estados próximos, é importante essa troca, pois muitos dos crimes que combatemos aqui podem acabar refletindo nessas regiões. Se trabalharmos sempre em parceria, conseguiremos formar um país melhor, com mais segurança e união entre as forças”, afirmou.

No dia seguinte, sábado (24/08) foi a vez dos estados convidados palestrarem sobre as boas práticas. O vice-diretor do Depen Paraná, Thorstein Ferraz, foi um dos convidados e ministrou uma palestra sobre o sistema prisional do estado, que é considerado um dos melhores do país. “As ações implantadas no sistema penitenciário do Paraná são exemplos para outras federações. Os pontos altos para a administração penitenciária foram a inovação tecnológica, o tratamento penal e segurança penitenciária.”, afirmou.

“Foram discutidos diversos assuntos desde o planejamento estratégico até áreas fins para a segurança pública e administração penitenciária, e ressaltados a necessidade de integração e cooperação, bem como indicadas as boas práticas de cada região e ações a serem realizadas até a próxima reunião, que será em Florianópolis”, completou Thorstein Ferraz.

CARTA VITÓRIA - Além disso, durante o encontro também foi assinada a Carta Vitória, que os governadores Renato Casagrande (ES), Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), João Doria (SP), Wilson Witzel (RJ), e Romeu Zema (MG), mostram apoio às reformas em curso no plano federal e às medidas econômicas essenciais ao equilíbrio fiscal da União, dos estados e dos municípios.

Os governadores defendem a inclusão dos Estados e Municípios na Reforma da Previdência, que agora tramita no Senado Federal, e propõem que, na revisão da Lei n 8.248/91, conhecida como Lei da Informática, sejam estabelecidos mecanismos de estímulo e apoio às empresas instaladas no Brasil.

Os governadores declararam ainda solidariedade à região Norte e confirmaram que auxiliarão, se necessário, com estrutura, tecnologia e recursos humanos para contribuir no controle das queimadas da Região Amazônica.

Estiveram presentes no evento o secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva; da Fazenda, Renê Garcia Junior; o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o presidente da Sanepar, Claudio Stabile; e diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves.


Fonte: Secretaria de Segurança Pública e Adm Penitenciária