Ligue: (41) 99122-3071

Novas viaturas reforçam mobilidade das equipes da Polícia Militar

Das mãos do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e do secretário de Segurança Pública, coronel Rômulo Marinho, o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos recebeu simbolicamente as chaves das 72 novas viaturas modelo Trailblazer, que reforçarão a atividade ostensiva das unidades operacionais de todo o estado.

A entrega dos veículos foi na manhã desta quarta-feira (10/07) na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) em São José dos Pinhais.

Os carros foram adquiridos pelo Governo Estadual e preparados para a intensa atividade de patrulhamento, para fortalecer os trabalhos das Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAMs) dos batalhões e companhias independentes da Capital e do Interior do estado. A Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Operações Especiais também recebeu viaturas.

O governador Ratinho enalteceu a eficiência da ostensividade da Polícia Militar, que neste primeiro semestre conseguiu a redução de crimes. A julgar pelos números recentes, quem sai ganhando é o cidadão paranaense.

"Diminuímos em 35% o número de homicídios no estado do Paraná, cidades como Londrina chegamos à 50%, Curitiba a 38%, e a diminuição de casos de assalto a banco reduzimos em 55%, comparado ao mesmo período do ano passado. As situações de latrocínio caíram 46%, tudo isso é fruto do trabalho de uma equipe planejada, coesa e com muita vontade de fazer com que a segurança pública do Paraná a mais moderna do Brasil", disse.

Ele também citou a situação crítica da frota da segurança pública. "Assumimos o Governo do Estado em janeiro com 40% da frota da PM e da Polícia Civil nas oficinas, lamentavelmente ainda isso se prorrogou devido a uma série de contratos que tinham que ser revistos e agora com o planejamento da secretaria de segurança através do trabalho do secretário, coronel Marinho, e da sua equipe, estamos conseguindo fazer com que esses investimentos se tornem realidade", destacou.

Para Ratinho, a entrega das 102 viaturas para a PM e a PC é resultado de um projeto de recuperação da frota paranaense, que fortalece ainda mais o trabalho conjunto das duas forças de segurança “Esse é um pequeno passo perto daquilo que nós vamos investir nas nossas polícias. Quero agradecer pelo ótimo trabalho que o delegado Rockembach e o coronel Péricles vem desempenhando, porque há algumas décadas não se via no estado do Paraná um trabalho tão bem feito de união entre as polícias”, declarou o governador em seu discurso.

O Secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, aproveitou a oportunidade para elogiar e agradecer os policiais militares e civis, pela pronta resposta dos últimos dias. “As equipes foram incansáveis até prenderem os responsáveis pelos roubos à bancos, que ocorreram em Matinhos e Quatro Barras. Sendo que apreenderam e retiraram de circulação fuzis e veículos fortemente equipados para o confronto armado, graças ao nossos profissionais de segurança pública”, disse.

“Com o recebimento dessas viaturas estaremos fortalecendo o combate ao crime organizado e violento. Esses veículos serão distribuídos tanto em Curitiba, quanto no interior do estado, aumentando o alcance, a mobilidade e a flexibilidade da PM, levando mais segurança para a população e aumentando a confiança nas instituições policiais”, disse o Comandante-Geral, coronel Péricles.

Ele ainda continua. “O fundamental do processo é uma comunidade bem servida, que além do policial preparado, as viaturas e os equipamentos que potencializam o serviço de segurança, pode sentir a redução dos índices de criminalidade”, diz. “Mais polícia e viaturas nas ruas significa a sensação maior de segurança da nossa população”, completa.

PRESENÇAS - Além do Governador, estiveram no evento o Secretário da Casa Civil, Guto Silva, dos deputados estaduais Thiago Amaral e Adriano José, Alexandre Amaro, Artagão Júnior, cobra Repórter, Estacho, soldado Freut, o Comandante Geral da PM, coronel Péricles de Matos; o Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Ronaldo de Abreu; o Diretor de Apoio Logístico, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; o delegado geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes; o Presidente da ASSOFEPAR, coronel Ezaias de Farias, além de comandantes de unidades da PM, oficiais e praças da Corporação.

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Fonte: Polícia Militar do Paraná